A Dieta Gracie

A Dieta Gracie nem deveria ser chamada de dieta, visto que não restringe nenhum alimento.
Baseia-se apenas no consumo dos alimentos mais naturais possíveis e de preferência orgânicos.

Com as combinações corretas, você também poderá desfrutar de uma excelente saúde, perder peso (se este for o seu objetivo) e ter uma vida mais saudável.

A Dieta Gracie foi elaborada há quase 70 anos por Carlos Gracie, patrono do Jiu Jitsu Brasileiro junto com Hélio Gracie na década de 20.

Os alimentos da Dieta Gracie estão divididos em 7 grupos para melhor entendimento de como consumi-los em suas refeições.

Grupo A
Alimentos que combinam entre si e mais um do Grupo B.

Ou seja, você pode adicionar em sua refeição um ou mais alimentos deste grupo, e associá-lo a mais um ingrediente do Grupo B.

Grupo A

Grupo B
Alimentos que não combinam entre si.

Neste grupo, você poderá associar com alimentos do Grupo A ou C.
Se for associação com alimentos do Grupo A, você poderá escolher um alimento deste grupo e poderá associá-lo a um ou mais alimentos do Grupo A.
Caso você opte pela combinação com alimentos do Grupo C, certifique-se que nenhum deles seja preparado com qualquer tipo de gordura. Na associação do Grupo C com B, os alimentos do Grupo C pode ser mais de um, desde que combinem apenas entre Grupo C, e mais um deste grupo.

Grupo B

Grupo C
Alimentos que combinam entre si e mais um do Grupo B.

Você poderá montar uma refeição com alimentos deste grupo, e associar com mais um alimento do Grupo B, desde que estes alimentos não sejam preparados com nenhum tipo de gordura.

Grupo C

Grupo D
Alimentos que não combinam entre si. São considerados ácidos, e para uma boa digestão, deverão ser consumidos sozinhos, ou seja, sem associação com qualquer tipo de alimento.

Grupo D

Grupo E
A tabela abaixo, mostra os alimentos compatíveis e incompatíveis com o Grupo E. Apenas a banana crua pertence a este grupo.

Grupo E

Grupo F
A tabela abaixo, mostra os alimentos compatíveis e incompatíveis com o Grupo F. Apenas 0 leite* pertence a este grupo.

Grupo F

(*Lembrando que o consumo de Leite na Dieta Gracie, é recomendado apenas para crianças, pois os adultos já não conseguem suprir adequadamente os nutrientes do leite que as crianças conseguem suprir até os 12 anos de idade).

Grupo G
A tabela abaixo, mostra os alimentos compatíveis e incompatíveis com o Grupo F. Apenas o creme de leite fresco pertence a este grupo. Lembrando que o consumo de alimentos industrializados não é recomendado na Dieta Gracie.

Grupo G

Espero que consigam entender a proposta das combinações. Qualquer dúvida, pode deixar um questionamento abaixo, que será respondido por mim! Beijos!

18 comentários sobre “A Dieta Gracie

  1. Olá! Tudo bem?
    Tem alguns alimentos dessa tabela que não estão na tabela do site oficial dos Gracie. Gostaria de saber se não tem problema consumí-los.

    Obrigada!

  2. Boa noite! amei seu blog.. estou acima do peso, com depressão, com um monte de problemas de saúde e só tenho 27 anos… Fui em uma nutricionista, mas ela me restringiu tudooooooo…. assim fica dificil neh… tenha tantas duvidas do que comer … mas, acredito q vou chegar lá.. já dei o primeiro passo, perceber que eu preciso de ajuda! Bjs e continue escrevendo dando força a quem precisa…

    1. Olá Viviane! Obrigada por perder um tempinho lendo por aqui 🙂
      Sei exatamente o que você está passando. Quando resolvi mudar de vida, ou como você disse, dar o primeiro passo, eu estava com 27 anos também, obesidade grau 2 (pesando 103 quilos) e com a saúde péssima. Foi aos poucos que as coisas mudaram na minha vida… Hoje peso 72 quilos, ainda não estou no meu peso ideal mas a minha vida mudou drásticamente. Dá uma lida nos posts anteriores, tenho certeza que vai te ajudar. Leia o livro da A Dieta Gracie, tenho certeza que ela pode te ajudar e muito, como me ajudou. Nunca fui a um nutricionista, sempre fiz tudo sozinha com ajuda da dieta e hoje eu tenho uma saúde de ferro, praticando esportes e levando uma vida mais saudável. Conte comigo se precisar de ajuda. Um beijo!

  3. Olá,
    Excelentes dicas para quem quer viver com qualidade e longevidade.
    Percebi que comia muita porcaria industrializada, hoje comecei a fazer a dieta Gracie,
    é um longo caminho, com certeza vale a pena.
    Abraço.

    1. Adultos não absorvem a mesma quantidade de nutriente do leite de vaca quanto as crianças, sua ingestão é mais maléfica do que benéfica para os adultos. Porém segunido a tabela de combinações, pode-se utilizar o leite de vaca, desde que combinando-o corretamente!

  4. Gabi primeiramente parabéns pelo site. Muito bom!!

    Uma dúvida que eu tenho. O que são maças ácidas e peras ácidas? Desculpa se a pergunta parecer meio boba, mas sinceramente não sei rs.

    E você sabe me dizer se os “Leite” de amêndoas, de coco fresco, de arroz e de soja se enquadram no grupo B?

    Muito obrigada!

    Abs.,

  5. Olá por favor me esclareça uma duvida, o café eu posso adoçar com açúcar se por exemplo eu comer só batata doce sem adicionar óleo nenhum? Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s