Alimentos que Mudam de Grupo na Dieta Gracie!

Oi gente! Tudo bem?
sorvete-de-bananaHoje vim falar de uma questão bem legal na Dieta Gracie! Existem alguns alimentos na Dieta Gracie que podem pertencer a mais de um grupo!

Opa, como assim? Explica mais esse lance, tia Gabi?
Explico sim! Vamos lá!

Temos os queijos, que naturalmente pertencem ao Grupo C (alimentos doces). Banana que pertence ao grupo E (apenas a banana entra neste grupo), e também o Tomate, que pertence ao Grupo D (alimentos ácidos que não podem ser combinados a nenhum outro alimento.


Queijos

Na Dieta Gracie, a indicação de consumo dos queijos é: quanto mais brancos, melhor. Os queijos brancos não possuem tanta gordura quanto os queijos amarelos, menos fermentados e por conta disso, são mais fáceis de serem digeridos pelo organismo, fazem bem pra saúde. Os queijos amarelos não são indicados para o consumo.
Contudo, os queijos pertencem ao Grupo C em sua forma pura, refrigerados e em sua consistência normal. Queijo minas, ricotas, cottages, requeijão, etc.
Estes queijos, combinam muito bem com os alimentos doces (frutas doces como mamão, maçã doce, figos frescos, goiabas, melão, melancia. São muito recomendados também para acrescentarmos às vitaminas como costumeiramente feitas pela família Gracie, suco de melancia com requeijão e banana e por aí vai, a criatividade dentro das combinações possíveis são praticamente infinitas. E também combinam com um alimento do Grupo B!
Os queijos, quando aquecidos, deixam de pertencer ao Grupo C, e passam a ser considerados Grupo A, devido à saturação das gorduras que são eliminadas no processo de aquecimento.
corpo-quijo_branco-300
E por falar em gordura, automaticamente na Dieta Gracie, falamos de alimentos do Grupo A. Os queijos quando derretidos, não podem mais ser associados aos alimentos doces do Grupo C, pois a associação de gorduras com açúcares é muito prejudicial à nosso organismo. Existem vários estudos científicos que comprovam a teoria de associação de gorduras com açúcares (vale a pena dar uma googlada!).
O queijo quando derretido pode ser associado a todos os ítens existentes no Grupo A (verduras, legumes, sementes, oleaginosas, proteínas como carnes, frangos e peixes), e mais um ítem do Grupo B (aí aqui este ítem do Grupo B pode ser preparado com gordura, porque não temos ítens do Grupo C que não combinariam com Grupo A).

Bananas

Apesar de ser uma fruta doce, a Banana é um ítem muito interessante na Dieta Gracie porque ela não pertence ao Grupo C. A banana é tão especial que possuim um Grupo especialmente pra ela. E ela é o único alimento que pode ser consumida em 3 grupos diferentes! Ó que bichinha porreta essa banana gente!!!
Em sua forma natural, acabado de tirar da casquinha, a banana é o único ítem que pertence ao Grupo E. Ela pode ser associada à todas as frutas doces frescas, leite, queijos frescos em sua condição normal (sem derreter).
Não pode em hipótese alguma em sua forma natural, ser associadas à alimentos do Grupo A, abacate, açúcares em geral (mel, melados, etc.) e gorduras. Também não pode ser associada com alimentos do Grupo B em sua forma natural.
271157-bananas
Porém, a banana quando aquecida, assada ou cozida, passa a pertencer ao Grupo C (Alimentos Doces) e a partir daí, ela pode ser associada à um alimento do Grupo B, pois os alimentos do Grupo C podem ser associados à apenas um alimento do Grupo B. Também podem ser associadas aos alimentos do Grupo A, no caso de uma refeição salgada que leva os alimentos do Grupo A.

Tomates

Eu passei praticamente um ano sem comer tomates na Dieta Gracie porque os bichinhos não combinavam com nada, e tinha a maior preguiça de elaborar pratos, etc.
Adoro tomate, mas toda vez que pensava neles, lembrava que eles pertencem ao Grupo D, portanto deveria os consumir sozinhos. Mas, só tomates é dureza! (risos)
Os tomates são considerados ácidos (Grupo D) e não podem ser associados a nenhum alimento enquanto estiverem crús.
Porém a dica legal é que, se fizermos molhos, cozinharmos, assarmos o tomate pode ser associado aos alimentos do Grupo A! Não é sensacional? O processo de cozimento diminui os níveis de acidez dessa maravilhosa fruta, então desta forma conseguimos associar aos alimentos do Grupo A sem que o alimento nos faça mal (pode acreditar, depois de um tempo se alimentando seguindo os princípios da Dieta Gracie, se você misturar um tomate cru com qualquer outro alimento, você irá sentir um desconforto enorme!).
Uma dica legal é, procure sempre os tomates italianos (ou romanos) eles são os menos ácidos, e prontamente preparados da forma correta para associação a outros alimentos do Grupo A, a acidez é praticamente inexistente!

Bom gente, é isso, a princípio estes são os alimentos coringas, que preparados em sua forma descrito a cima, podem pertencer à um, dois ou três diferentes grupos!

Anúncios

7 comentários sobre “Alimentos que Mudam de Grupo na Dieta Gracie!

  1. Ola Gabi,
    Estou começando agora a dieta e estou com uma duvida. Se em uma das refeições eu pedir uma pizza de catupiry, nesse caso seria trigo, requeijão e o molho de tomate, no caso poderiamos comer?

    1. Fabio,
      Você deve se atentar às combinações. Podemos utilizar apenas 1 tipo de cereal nas refeições. A massa da pizza é feita de trigo, então já temos um elemento do grupo B, não podemos misturar mais nenhum. O queijo no caso catupiry, se for aquecido, derretido, é grupo A, o molho de tomate da pizza como já foi cozido, muda pra grupo A, o tomate cru é grupo D e não deve ser misturado com mais nada.

    1. Oi. A mudança se dá quando você aquece a banana. No forno ou na panela. Ela pode ser consumida em combinações com o Grupo A e também em combinações com o Grupo C, mas apenas se cozida ou assada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s