Women Empowered contra a violência

Oi gente, tudo bem?FB_IMG_1439677340494

Hoje vim aqui falar um pouco de um assunto triste, delicado e que DEVE sempre ser abordado, falado, discutido, conversado que é a violência contra mulher.
Quanto mais abordado for esse assunto, debatido e discutido, mais mulheres serão atingidas, alertadas, conscientizadas e assim poderemos reduzir o número de mulheres agredidas, seja essa agressão física, verbal, psicológica e até mesmo sexual.
Pensando nisso, há pouco mais de um ano, a Gracie Jiu-Jitsu São Paulo (academia onde treino Gracie Jiu-Jitsu), trouxe para o Brasil, o Programa Women Empowered® do qual sou aluna graduada e certificada. Hoje conto um pouco da história desse programa a qual aprendi, aprendo e ajudo outras mulheres à desenvolverem seus reflexos e aprenderem as técnicas ministradas pela instrutora Juliana Bueno para o programa.

Estatísticas

  • Calcula-se que, em todo o mundo, uma em cada cinco mulheres se tornará uma vítima de estupro ou tentativa de estupro no decorrer da vida;
  • Cinco mulheres são agredidas fisicamente a cada 2 minutos no país;
  • As mulheres que experimentam a violência sofrem uma série de problemas de saúde, e sua capacidade de participar da vida púbica diminui. A violência contra as mulheres prejudica as famílias e comunidades de todas as gerações e reforça outros tipos de violência predominantes na sociedade;
  • A violência contra as mulheres não está confinada a uma cultura, uma região ou um país específicos, nem a grupos de mulheres em particular dentro de uma sociedade. As raízes da violência contra as mulheres decorrem da discriminação persistente contra as mulheres;
  • As mulheres de 15 a 44 anos correm mais risco de sofrer estupro e violência doméstica do que de câncer e acidentes de carro;
  • Relatos de violência apontam que os autores das agressões são, em 81% dos casos, pessoas que têm ou tiveram vínculo afetivo com as vítimas. A violência física representa 54% dos casos relatados e a psicológica, 30%.

Foi baseado em dados semelhantes à estes e alguns outros estudos que policiais e sobreviventes de agressões sexuais ajudaram a identificar as 15 estratégias de ataque mais comuns que um agressor do sexo masculino provavelmente utilizará em uma mulher. De agarrar o cabelo a estrangulamentos, de abraços violentos à cintura a defesa contra armas, o Programa Women Empowered® foi desenvolvido pelos irmão Ryron e Rener Gracie junto à polícia de Los Angeles baseados em técnicas utilizadas e ensinadas pelo Gracie Jiu-Jitsu.

Women-Empowered-Logo1-300x97
Women Empowered® é o programa de auto-defesa oficial da Gracie Academy para as mulheres. O programa abrange 10 lições,  ele ensina a neutralizar os ataques mais comuns que vão desde cabelo agarrado a ser presa ao chão por um assaltante armado. Diferentemente da maioria dos sistemas de auto-defesa que dependem fortemente de força, velocidade e coordenação, as técnicas no Women Empowered® são baseadas em alavancas e movimentos naturais do corpo, que qualquer mulher pode aprender, independentemente de idade, nível de aptidão física ou quaisquer experiências anteriores com artes marciais.

insider-collage(1)
Eve Gracie e Rener Gracie ensinando o programa Women Empowered na Gracie Academy em Los Angeles

Hoje em dia existem dúzias de cursos de autodefesa para mulheres, mas nenhum deles proporciona os resultados do curso Women Empowered®. A razão é simples: os outros cursos de autodefesa são inteiramente baseados em técnicas de violência física, tais como enfiar os dedos nos olhos, arranhar, morder e chutar a virilha. O que não percebem é que, embora essas técnicas sejam perfeitamente aplicáveis, terminam por, sem querer, ajudar o predador a realizar seus objetivos. Essas técnicas, que exigem muita força física, exaurem a energia da mulher rapidamente, levando-a ao completo esgotamento, que é exatamente o que o predador busca conseguir. Entre outras coisas, o que torna o Women Empowered® tão especial é uma série de técnicas baseadas em alavancas, que permitirão à vítima permanecer tranquila e conservar energia até identificar a oportunidade perfeita para empregar as técnicas e escapar com segurança.

O programa

A compreensão de um problema é meio caminho andado para resolvê-lo. A mulher tem uma chance real de se defender de maneira eficaz e segura de um agressor, se primeiro conhecer as quatro fases de estratégia do seu atacante.

Fase 1: Identificação

A agressão sexual é quase sempre predatória. O atacante identifica uma vítima que não esteja desconfiada, e avança quando está seguro de que não será detido.

Fase 2: Dominação

Estando suficientemente próximo, o atacante dominará fisicamente a vítima usando tanta força quanto necessária para impedir que fuja.

Fase 3: Exaustão

Para conseguir controle total, o atacante leva a vítima ao chão. Nessa posição, ele a obriga a esgotar todas as suas energias, enquanto ela luta para se desvencilhar dele. Só depois que a vítima esgotar toda a sua energia e estiver totalmente impotente, o atacante consumará a agressão sexual.

Para frustrar efetivamente uma agressão sexual, a mulher precisa fazê-lo nas Fases 1, 2 e 3. O problema é que cada fase requer uma estratégia defensiva totalmente diferente e, se a vítima aplica a estratégia correta no momento errado, suas chances de evitar a agressão serão drasticamente reduzidas. O segredo para o sucesso do curso Women Empowered® está em ensinar às mulheres as mais eficazes táticas físicas e psicológicas de autodefesa, como também o momento exato em que essas técnicas precisam ser empregadas nas Fases 1, 2 e 3. Somente por essa combinação de atenção intensificada, técnicas eficazes e a escolha do momento preciso, terá a mulher a chance realista de neutralizar uma agressão sexual.

O programa Women Empowered® é uma exclusividade da Gracie Academy que está disponível no Brasil apenas na Gracie Jiu-Jitsu São Paulo primeiro centro de treinamento certificado da Gracie University no Brasil.

Juliana à esquerda, instrutora certificada pela Gracie Academy de Los Angeles e Gabriela, à direita, aluna graduada pela Gracie Jiu-Jitsu São Paulo no programa Women Empowered


Desenvolvimento do Curso

Passo 1: Aprenda as técnicas

O programa divide 15 técnicas em 10 aulas de uma hora, para que possa concluir o curso em seu próprio ritmo. Cada lição é projetada de modo que você possa começar em qualquer ponto do percurso. Como resultado, você pode iniciar o programa a qualquer momento e completar as 10 aulas em qualquer ordem. Ao matricular-se, será feito um cartão Women Empowered onde é acompanhado o progresso da aluna a cada passo do caminho.

Passo 2: Desenvolva os reflexos

Depois de concluir cada uma das 10 aulas duas vezes, a aluna irá qualificar-se para participar da aula de Desenvolvimento de Reflexo (DR); aulas onde a aluna vai aprender como combinar as 15 técnicas para lidar com as ocorrências mais comuns em uma situação de legítima defesa real.

Passo 3: Ganhe a faixa rosa

15597_479471362201324_1280402007494356932_nDepois de concluir cada uma das aulas quatro vezes, e ter concluído, pelo menos quatro classes de Desenvolvimento de Reflexo, a aluna é elegível para testar a promoção para a faixa rosa! Durante este teste de 15 minutos será avaliado sua execução de todas as 15 técnicas essenciais. Se o desempenho atender aos padrões da Gracie Academy, a aluna se qualificará para a promoção de faixa rosa. Com a faixa rosa, a aluna estará mais do que pronta para seguir em frente com o programa Gracie Combatives que você deve escolher para continuar a viagem  no Gracie Jiu-Jitsu!

Quando e onde?

1904086_888704751158157_6198788056359152528_nAs aulas do programa Women Empowered® acontecem todos os sábados com a instrutora Juliana Bueno que é certificada pela Gracie Academy, faixa marrom de Jiu-Jitsu e faixa rosa do programa Women Empowered® das 09:00 às 10:00 na Gracie Jiu-Jitsu São Paulo.

Gracie Jiu-Jitsu São Paulo
Avenida Senador Roberto Simonsen, 414
São Caetano do Sul
Telefone: +55 (11) 4318-2704
E-Mail: info@graciejiujitsusaopaulo.com
Site: http://www.graciejiujitsusaopaulo.com
Facebook Oficial: https://www.facebook.com/graciejiujitsusp

Anúncios

Um comentário sobre “Women Empowered contra a violência

  1. Republicou isso em A Voz das Minase comentado:

    Bom dia pessoal! Este post eu fiz há um tempo atrás no meu blog Dieta Gracie com Gabi falando do empoderamento através da defesa pessoal pelo Gracie Jiu Jitsu. É o que eu tenho feito desde que iniciei no Gracie Jiu Jitsu. Empoderar através da defesa pessoal. Espero que curtam o post e compartilhem suas idéias.

    Beijos e um ótimo dia a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s