10 Verdades que você precisa ouvir sobre dieta

Olá…

Pra começar 2014 bem, escrevi um texto sobre as verdades que você deverá ouvir sobre dieta. Quando digo verdades, está incluso coisas que as pessoas nem sempre gostam de ouvir sobre perder peso. Eu consegui perder peso (e bastante peso) aceitando as verdades que eu já conhecia, porém odiava ouvir… Tentei passar aqui um pouco do que aprendi (bastante) sobre dieta e sobre ser saudável. Espero que gostem!

1 – Emagrecer é difícil

Mas não é impossível. Toda mudança requer disciplina, todo objetivo para ser cumprido precisa de metas.
Ao decidir que você precisa mudar de vida, ter uma alimentação saudável, precisamos abdicar de algumas coisas do nosso cotidiano para que os objetivos sejam atingidos. Manter o foco em se tornar saudável, é tão importante quanto praticar exercícios físicos se o intuito é eliminar quilinhos extras.

 2 – Aprenda a dizer não

Quando precisamos sair da zona de conforto para que algumas metas sejam atingidas, o nosso primeiro pensamento é “Não vou conseguir!”. Porém, nada é impossível nessa vida. Quem quer consegue.
Para conseguir atingir algumas metas, a palavrinha “Não” deve ser posta em prática. Aprender a dizer não aos antigos costumes é o primeiro passo para se ter uma vida melhor e mais saudável.
Talvez você se pegue pensando: “Mas é só um docinho e só hoje!”. Não! Isso abre precedentes para todos os dias você ficar tentado a sair da dieta.

 

3 – Quem precisa de recompensa para aprender algo são os animais

Toda vez que algum objetivo é cumprido, não saia por aí bebendo, comemorando com amigos, ou porque talvez você esteja triste com alguma situação difícil, ou porque talvez você esteja desmotivado com o pouco resultado que a dieta está lhe proporcionando.
Cachorrinhos precisam de petiscos para poder se sentirem motivados a conseguir fazer alguma coisa nova, você não.
Conseguiu atingir algo muito difícil e precisa comemorar? Ótimo, que sua conquista sirva de impulso para você atingir seu próximo objetivo.

 3 – Escolhas

Se você chegou até este texto, talvez seja porque se interesse por alimentação saudável ou porque precisa mudar seus hábitos imediatamente.
Você não precisa de refrigerantes, você não precisa adoçar seu cafezinho com açúcar, você não precisa daquela sobremesa calórica após o almoço. Tudo nessa vida são escolhas. Aprenda a escolher.
Se você preferir comer seu docinho todo dia após o almoço, tenha em mente que você continuará gordinho, mas se é isso que te faz feliz, dê ALT + F4 nesta página.

 4 – Ninguém é feliz doente

Má alimentação acarreta em diversos fatores negativos em nossa saúde. Quem diz que é feliz sendo gordinho, ou está enganando a si próprio, ou ainda não percebeu que a felicidade também está na alimentação saudável.
Você pode comer seu hambúrguer no final de semana, ou aquela fatia maravilhosa de pizza e ainda assim não se desviar da dieta. Porém, quando você assume se alimentar bem, não poderá escolher o hambúrguer, a batata frita, o milk shake tudo de uma vez. Vai ter que ficar apenas com um deles.
Ninguém é feliz com problemas de saúde como problemas cardíacos, depressão (sim, o fast food te causa dependência, e qualquer dependência sempre vem aliada a uma depressão).

5 – Você precisa de um gatilho

Mudar seus hábitos e começar a se alimentar bem necessita de um ponto de partida. Requere alguma ação ou reação que te faça mudar. Seja pelo aperto na hora de conseguir comprar roupas do seu tamanho. Seja por aquela gatinha que você quer chamar atenção, ou simplesmente pelo fato de querer viver melhor. Se você não tiver um incentivo inicial, não adianta querer começar uma dieta que você não vai levar adiante e consequentemente você não vai obter nenhum resultado. Só vai ficar frustrado.

6 – Mude aos poucos

Se você é daqueles que não suportam começar uma nova dieta, comece então mudando pequenos hábitos. Talvez tirando somente o refrigerante do seu dia a dia já seja um passo extremamente importante. Não dê um passo maior que sua perna, ou, não se comprometa com aquilo que você não vai conseguir cumprir. Trace metas brandas, fáceis de serem atingidas, aumente o grau de dificuldade nas suas metas gradualmente. Garanto-te que vai ser muito mais fácil do que você imagina.
Não adianta querer cortar carboidratos, por exemplo, na sua primeira semana de dieta, comece eliminando as frituras por exemplo.

7 – Atividade física é importante

Mas não é o primordial para perder peso. Primeiro você precisa se reeducar para depois pensar em fazer alguma atividade física. Dê tempo ao seu corpo, acostume-se primeiro com comida mais saudável. Não adianta comer uma feijoada no almoço e querer correr 5 quilômetros a noite. Atividade física ajuda muito na redução de peso, mas, se você não gosta de fazer caminhada, não adianta insistir, pois, o exercício não trará resultado. Primeiro dieta, depois atividade, assim, você consegue pesquisar sobre esportes e atividades legais enquanto dá um tempo pro seu corpo se acostumar com dieta.

 8 – Amigos não são amigos nessa hora

Por mais que você pense que tem amigos de verdade, vai descobrir que eles só são seus amigos mesmo na hora de tomar um Chopp ou comer uma pizza. Procure não sair dizendo por aí que está de dieta. Quanto mais as pessoas sabem que você está de dieta, mais vão te convidar para happy hours ou jantares fora. Você precisa comer direitinho no café da manhã, almoço e janta. Nada de escapadinhas. Escapadinhas abrirão precedentes para que todo dia seja dia para que você saia da dieta.

9 – Café da manhã tem que ser em casa

Procure adquirir o hábito de tomar café da manhã em casa. Além de economizar uma graninha, você terá certeza de que não comerá produtos cheios de carboidratos ou gorduras, além de criar uma rotina saudável para seu organismo e relógio biológico. Comer nas horas certas é primordial para manter o metabolismo acelerado, o maior problema nas pessoas que estão acima do peso é manter um metabolismo ativo.
Comendo fora de hora seu organismo não precisará trabalhar, pois ele saberá sempre que a qualquer hora do dia, o alimento estará ali para ser digerido, portanto ele não precisará trabalhar para absorver os nutrientes necessários.

10 – Meça seu peso sempre

Ter uma balança em casa é fundamental para acompanhamento da sua dieta. Mas lembre-se, não se pese todo santo dia. O ato de se pesar deverá ser feito uma vez por semana. Tenha também uma fita métrica, pois perder medidas não quer dizer que você está perdendo peso. São coisas completamente diferentes. Você pode perder circunferência abdominal durante um mês inteiro, porém continuar com o mesmo peso, circunferência abdominal é tão importante quanto a redução do peso ao longo de uma dieta.
Portanto não se assuste se você perder barriga mas não perder peso, é absolutamente normal.

Anúncios

5 comentários sobre “10 Verdades que você precisa ouvir sobre dieta

  1. Muito legal Gabi…
    Emagrecer é, antes de tudo uma decisão e um compromisso assumido. Não se pode assumir e fazer somente ‘de vez em quando’. E em muitos casos, é um compromisso prá sempre. Vigilancia eterna.
    Beijos!!!

  2. Ótimas dicas, Gabi!
    Muito obrigada por dedicar um tempinho do seu dia ajudando quem precisa! Cheguei agora (te encontrei lá no instagram) e já li tudo! hahahaha
    Como você disse nesse post, o importante é começar devagar, cada um no seu tempo. Já fiz n dietas, nenhuma louca não… Todas com nutricionistas, todas focando a reeducação alimentar. Mas era aquela coisa, chegava e pronto, tinha que seguir AQUILO que estava no papel, numa paulada só. Claro que nunca foi pra frente…
    Li o livro essa semana com o incentivo do meu namorado e achei bem interessante, planejo seguir aquele plano de 14 dias, mas antes quero ir me adaptando. Ontem tomei o suco de melancia com requeijão, no almoço já não misturo mais os amidos (arroz, feijão, inhame – sou looouca por inhame, sempre comia os 3 juntos rs)… Hoje comprei umas frutas que ele recomenda nos sucos… Vou testando as receitas e adequando a minha rotina no conceito da dieta Gracie e aí, quando eu menos esperar (espero! rs), quero completar aquele plano de 14 dias e posteriormente a minha rotina toda dentro do conceito!
    Sei que temos que dar um passo de cada vez! Mas não por isso devemos deixar de fazer planos, não é? rs Espero que minha família veja o resultado e entre na “dança” comigo! Seria ótimo!
    Eles super me apoiam, se digo que vou comer algo ou que não vou comer algo, não dizem nada…

    Enfim, obrigada novamente pelas palvras!

    1. Oi Paula!

      Que bom que chegou até aqui! Faça sim o plano de 14 dias e quando perceber, estará como eu, há três anos se alimentando dessa maneira!
      O legal da Dieta Gracie é que é tudo muito simples e nada de restrições malucas. Basta não misturar comida feita com gordura com comida doce, intervalo de quatro horas e meia no mínimo, não esquecer da importancia de não se misturar mais de um amido em uma refeição só e pronto! Você será uma pessoa mais saudavel, mais feliz, mais tudo! Conte comigo se tiver dúvidas com as combinações, não hesite em perguntar. Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s